3 de jun. de 2010

Conheça a História dos Índios Caetés e de seu exterminio:

Caetés (tribo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Os caetés (Kaeté) eram um povo indígena tupi-guarani brasileiro.
No século XVI habitavam o litoral brasileiro entre a foz do rio São Francisco e a ilha de Itamaracá, na foz do rio Paraíba, numa área limitada ao norte pelas terras dos potiguaras e ao sul pelas dos tupinambás. Com a chegada dos europeus, emigrou para o Pará.
Os índios desta tribo, que praticava o canibalismo ritual, comeram o primeiro bispo do Brasil, D. Pero Fernandes Sardinha, cujo navio em que regressava a Portugal naufragou nas costas da foz do rio Coruripe, junto a outros cem náufragos.
Depois de serem acusados de devorar o bispo, foram considerados "inimigos da civilização", e alvos de implacável perseguição pelos colonizadores, o que provocou sua migração para o norte e internação no território, sendo finalmente extintos.
Ainda hoje, no Nordeste do Brasil, podem-se encontrar alguns descendentes do povo caeté em aldeias da região de Alagoas.

9 comentários:

  1. muito interessante <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. teria que ser em suas palavras e entendimentos...


      gata peituda!!!

      Excluir
  2. Obrigada ! Me ajudou bastante *--*

    ResponderExcluir
  3. Legal , me ajudou muito no trabalho

    ResponderExcluir
  4. olha gente ate parece loucura mas existe ainda indios caeetes que vivem na zona da mata eu tive contatos com eles visualmente na mata fechada isso e incrivel e eu tenho como levar vcs la

    ResponderExcluir
  5. olha gente ate parece loucura mas existe ainda indios caeetes que vivem na zona da mata eu tive contatos com eles visualmente na mata fechada isso e incrivel e eu tenho como levar vcs la

    ResponderExcluir
  6. O avô da minha namorada era um índio caeté... ele não fala muito a respeito e já é de muita idade, mas sim, ele é... Não pratica mais as coisas como índio, atualmente mora numa casa e usa roupas normais... meio num jeito antigo mas usa... (sem mais detalhes)

    ResponderExcluir
  7. qta idiotice.....deixem os indígenas em paz seus canibais. canibais são vcs que comem os morros pra fazer games...povo doente.

    ResponderExcluir